Gringo

A vida é uma grande viagem dividida em pequenos roteiros, alguns insignificantes; outros da maior importância. Este livro narra uma destas jornadas, capaz de mudar a percepção que o viajante tem do mundo; das pessoas ─ e de si mesmo.

Gringo mostra as peripécias de um brasileiro comum, mas que, por uma série de circunstâncias, acaba fazendo uma longa viagem pela América do Sul. À medida que vai percorrendo o continente a relação com outros mochileiros e o contato com paisagens e culturas diferentes o fará descobrir um mundo extraordinário, que ele nem imaginava existir. Um mundo que o amedronta, mas também o desafia.

Escalando montanhas congeladas, navegando por lagos em altitudes extremas, percorrendo planaltos salgados e atravessando cordilheiras por estradas sempre à beira de penhascos, Victor conduz o leitor por caminhos improvisados, lugares mágicos, animais selvagens e humanos traiçoeiros. Muitas vezes, tudo isso num mesmo dia.

As longas viagens de ônibus e o desconforto dos trens, a vida nos hostales com seus encontros e desencontros, as pessoas confiáveis e as decepções; enfim, a situação ideal para cada um se por à prova e se descobrir que tipo de pessoa é, tanto física, emocional, psicológica como espiritual. E sucumbir. Ou se adaptar ao mundo real e se tornar um sobrevivente.

Com esta obra Airton Ortiz traz para a literatura brasileira o mundo globalizado, pois seus protagonistas percorrem muitos países e a viagem vai se desenvolvendo a partir de uma série de fatos ocorridos em outros continentes. Além disso, o autor insere na língua portuguesa diversas palavras utilizadas pelo que ele chama de “povo da estrada”, mas que ainda não fazia parte do nosso vocabulário.

Dramático, divertido, psicologicamente verdadeiro e emocionalmente realista, Gringo é um romance de formação narrado em ritmo de videoclipe. Surpreendente, cheio de incidentes e reviravoltas, a história prende o fôlego do leitor do primeiro ao último quilômetro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s